SAÚDE ATIVA - VEJA OS BENEFÍCIOS E EFEITOS COLATERAIS DO CHÁ DE CAVALINHA
- 04/03/2025

O chá de cavalinha é uma bebida com propriedades medicinais, que tem ação desintoxicante, diurética e anti-inflamatórias. Ele se popularizou por ajudar no combate da retenção de líquidos, mas a lista de benefícios é extensa e inclui ainda o controle da pressão arterial e fortalecimento dos ossos.
A cavalinha (Equisetum hiemale L.) é uma erva rica em minerais como silício, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, além de vitamina C.
“Os chás não fazem milagre, mas ajudam na estimulação do organismo antes da prática de atividades físicas”, disse um nutricionista e educador físico.
Os principais benefícios da bebida são:
1) Desinchar o corpo: Ajuda a combater a retenção de líquidos, colaborando para eliminar as toxinas do organismo porque estimula o corpo a fazer xixi.
2) Prevenir o envelhecimento celular: A cavalinha tem propriedade antioxidante, o que contribui para proteger as células dos efeitos oxidativos, retardando o envelhecimento precoce.
3) Controle da pressão: A cavalinha ajuda a diminuir a pressão arterial devido à ação diurética. Ela diminui o volume de líquidos nos vasos sanguíneos, reduzindo o esforço do coração para bombear o sangue e, consequentemente, a pressão arterial.
4) Ossos fortes: A planta é rica em silício, mineral essencial na formação dos tecidos do corpo, como ossos e músculos, ajudando a manter a densidade óssea e muscular.
5) Saúde da pele e dos cabelos: Por auxiliar na condução e absorção de colágeno, o silício beneficia a saúde da pele e dos cabelos.
6) Metabolismo mais rápido: Assim como a hortelã, o capim-limão e a carqueja, a planta funciona como um diurético e termogênico natural. “Os chás ainda podem ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e potencializa a queima de gordura, e propriedades antioxidantes, facilitadoras do trânsito intestinal”, revelou outro nutricionista.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa