MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS, MACAÉ EVARISTO, ANUNCIA POSTO DE ACOLHIMENTO A DEPORTADOS
- 29/01/2025

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, informou nesta terça-feira (28) que o governo federal irá abrir um posto de acolhimento aos brasileiros deportados dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional Belo Horizonte (Cofins). A declaração de Macaé ocorreu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre o assunto.
Também estiveram presentes na reunião os ministros: Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Mucio (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). O vice-presidente Geraldo Alckmin e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, também estiveram presentes.
“Fomos autorizados a iniciar a tratativa para estabelecer em Confins um posto de acolhimento humanitário. Tendo em vista que poderemos ter mais voos [com deportados] previstos”, destacou Macaé Evaristo.
Uma aeronave norte-americana com imigrantes brasileiros ilegais pousou no Brasil na última sexta-feira (24). Os deportados chegaram a Manaus (AM) com os pés e mãos algemados. No dia seguinte, eles seguiram até o destino final, o Aeroporto de Confins (MG), em outra aeronave, após o avião anterior apresentar problemas.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa