SAÚDE ATIVA - HMPV O VÍRUS QUE PREOCUPA O MUNDO

  • 12/01/2025

SAÚDE ATIVA - HMPV O VÍRUS QUE PREOCUPA O MUNDO

Nas últimas semanas, notícias do surto do vírus metapneumovírus humano (hMPV) na China têm assustado a população mundial. Fazendo paralelos com o coronavírus, que surgiu em condições semelhantes e na mesma época, muitos acreditam que o metapneumovírus humano pode ser responsável pela próxima pandemia.

Porém, o cenário não é tão apocaliptico assim. Ao contrário do SARS-CoV-2, o hMPV não é novidade para a medicina. O vírus foi identificado pela primeira vez em 2001, apesar de a comunidade científica acreditar que ele estivesse circulando entre nós há décadas.

“Ele é um dos responsáveis pelos sintomas de resfriados e quadros gripais que enfrentamos todos os anos, principalmente em crianças, idosos e indivíduos imunocomprometidos”, explica o infectologista Leonardo Weissman, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Hospital Regional de Itanhaém. Ele também é professor do curso de Medicina da Unaerp Guarujá, em São Paulo.

O vírus, que é monitorado pelo Ministério da Saúde há anos, é transmitido por secreções respiratórias de pessoas infectadas e se espalha pelas gotículas de saliva expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O contato direto com secreções respiratórias de um paciente doente (ao tocar uma superfície contaminada ou levar as mãos ao rosto) também pode transmitir o patógeno.

“O metapneumovírus humano já é muito conhecido. Ele não é como o coronavírus, que veio de um animal e pegou uma população sem resposta imune – o que determinou tantos quadros graves. Já existe uma resposta imune do hMPV na população, então, a princípio, não existe a possibilidade de quadros disseminados graves, como foi a Covid-19”, considera o médico Marcelo Otsuka, coordenador do comitê de infectologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) em entrevista à imprensa.

Glauber Bernardes - Rádio Ativa


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes