AGÊNCIA REUTERS DIZ QUE DEFESAS AÉREAS DA RÚSSIA ABATEU AVIÃO DA AZERBAIJAN AIRLINES
- 26/12/2024

A agência de notícias Reuters noticiou que defesas aéreas da Rússia derrubaram o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, citando quatro fontes anônimas com conhecimento das conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão. O acidente, que aconteceu nesta quarta-feira (25), matou ao menos 38 pessoas.
Uma das fontes familiarizadas com a investigação disse à Reuters que os resultados preliminares mostraram que o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e suas comunicações foram paralisadas por sistemas na aproximação a Grozny, capital da região da Chechênia, na Rússia, que era o destino final da aeronave fabricada pela Embraer.
“Ninguém afirma que foi feito de propósito. No entanto, levando em consideração os fatos estabelecidos, Baku espera que o lado russo confesse o abate da aeronave azerbaijana”, disse a fonte.
O Kremlin, questionado antes da reportagem da Reuters sobre a possibilidade de que a aeronave foi alvejada pelas defesas aéreas russas, disse que uma investigação está em andamento e que seria impróprio comentar o caso até que o inquérito chegasse às suas próprias conclusões. “É errado construir hipóteses antes das conclusões da investigação”, alegou o porta-voz Dmitry Peskov.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa